16 de fevereiro de 2009

a cabeça do Sócrates ...ou de como adaptar um ego cabeçudo!

Teoria da Expansão Eterna ou Talvez Não
Há muito, muito tempo, há vários milhões de anos atrás, a cabeça do indígena vulgarmente denominado Sócrates, era uma pequena massa de volume aproximadamente igual a uma bola de berlinde, mas com uma massa gigantesca, comparável à do planeta Saturno, anéis incluídos, que orbitava ao redor de uma pequena estrela de um sistema estelar obscuro situado nas franjas da Via Láctea. Não se sabe muito bem porquê, mas este corpo de densidade incalculável atraiu um buraco negro provocando uma explosão de proporções cosmológicas. Isto fez com que a cabeça do indígena denominado Sócrates entrasse em expansão. Após três anos de profundas análises, cientistas russos concluíram no final de 2008 que esta expansão ainda estava a ocorrer e que, muito provavelmente, continuará a ocorrer eternamente. Dois cientistas do Burkina Faso acreditam que o processo de expansão atingiu o seu limite e um da Região Autónoma da Madeira acredita mesmo que ela entrou em recessão.

Teoria da Expansão e Retracção
A teoria da expansão e retracção diz que a cabeça do Sócrates era um minúsculo corpo compacto, mas muitíssimo denso. Este corpo foi encolhendo, encolhendo, ficando cada vez mais compacto, cada vez mais denso, até que, não sendo mais possível conter tanta massa num volume tão pequeno, explodiu e entrou em expansão. Ainda não se sabe se esta expansão será eterna ou se atingirá um volume tão grande que começará a perder força e iniciará um processo de retracção até se tornar de novo num pequeno corpo denso. Alguns cientistas argumentam que atingido este ponto, haverá uma nova explosão, reiniciando-se todo o processo e que isso se verificará indefinidamente. Há, no entanto, quem defenda que haverá perdas de massa/energia no processo de expansão e retracção pelo que o minúsculo ponto crítico inicial jamais voltará a ser atingido. Se assim for, o indivíduo Sócrates ficará preso algures num ponto intermédio e amorfo.

Teoria da Criação Divina

Esta teoria é baseada numa narrativa bíblica. Diz a bíblia, que estava deus todo entretido a moldar o barro sagrado do qual nasceria o homem, quando foi distraído por uma vaca que carregava uns doces de grama enquanto penetrava, cantarolando, pelo prado encantado. E, muito sem querer, colocou todo o barro sagrado que lhe restava na cabeça do Sócrates. Deus, na sua distracção divina, ao tentar levantar uma leve brisa que dissipasse o nevoeiro do prado encantado de modo a permitir uma melhor visão à perdida vaquinha, soprou no ser modelado, dando-lhe vida. Este ser passou a ser conhecido como Sócrates e, até hoje, a humanidade ainda não decifrou este enigma divino. Teria sido uma distracção propositada ou, pelo contrário, será mais um daqueles mistérios divinos para os quais não temos respostas?

Teoria do Buraco Negro
Segundo esta teoria, a cabeça do Sócrates ter-se-ia formado pela fusão de dois buracos negros. Duas enormes galáxias teriam colidido, e os respectivos buracos negros ter-se-iam fundido formando um corpo de densidade infinita e massa incalculável que, por um acaso do destino, acabou por vir a formar a cabeça do Sócrates. Não se sabe se estes buracos negros virão a separar-se novamente um dia, mas, caso isso ocorra, podemos ter a certeza de que deixará de existir vida na Terra após essa data fatal.

Teoria do Meteoro Gigante
Esta teoria diz que a cabeça do Sócrates é, na verdade, resultado da colisão entre um meteoro gigante e o planeta Júpiter. O impacto da colisão foi tão grande que expeliu um pedaço do planeta em direcção à Terra. Quando este novo meteoro chegou ao nosso planeta, uniu-se ao corpo de um recém-nascido, o Sócrates, e, em volta dele desenvolveu-se a cabeça do ser. A cabeça do Sócrates seria, então, um fragmento do planeta Júpiter revestido por uma película de pele, dando a impressão de ser uma cabeça humana. Esta teoria sofre de um pecado original, já que Júpiter, todos o sabem, é um planeta gasoso. Tem, no entanto, muitos seguidores.

Teoria da Experiência Genética
Segundo esta teoria, Sócrates, quando ainda era um feto, teria sido geneticamente manipulado para que cientistas do mundo inteiro pudessem estudar os efeitos da radiação no organismo dos seres vivos. A experiência teria fugido ao controle dos cientistas e o resultado foi o que existe hoje: uma cabeça colossal.

Teoria dos Gémeos Univitelinos
Esta teoria diz que o Sócrates é, na verdade, dois seres vivos. A mãe dele estava grávida de gémeos univitelinos e, no decorrer do desenvolvimento dos fetos, um deles foi-se associando à cabeça do outro. Isto teria provocado um aumento gigantesco no volume da cabeça do Sócrates. Caso esta teoria esteja correta, dentro da cabeça do Sócrates existirá um ser humano completo que se alimenta de neurónios e que estará condenado às trevas eternas. Esta teoria explica cabalmente certos comportamentos do indivíduo Sócrates.

Teoria do Tubo Invisível
Os defensores desta teoria afirmam que a cabeça do Sócrates se alimenta através de um tubo invisível que a liga ao umbigo. Os anéis de ligação das extremidades deste tudo terão sido encomendados em Inglaterra, o que, como se sabe, está muito ligada à síndrome de Alcochete. Dada a instabilidade associada a este tipo de ligações, a colossal cabeça poderá vir a transformar-se num melão de proporções gigantescas.

Teoria do Portal Dimensional
Segundo esta teoria, a cabeça do Sócrates não passa de um portal usado por seres extraterrestres para viajar através das dimensões do espaço. Este portal teria sido criado pelos seres da série de TV Stargate, conhecidos como Antigos. Nos primeiros tempos era usado somente para viagens interplanetárias. Com o aperfeiçoamento da tecnologia extra terrena (há quem defenda que estes aperfeiçoamentos foram roubados a um natural de Andrómeda), o portal terá sido alterado, podendo agora ser utilizado por até trinta e oito astronaves por segundo, com destinos para até sete dimensões diferentes. Se o número de astronaves for reduzido a três, haverá energia suficiente para que uma delas possa seguir para dois destinos simultâneos diferentes.

Teoria do Universo Interno
Esta teoria diz que, no interior da cabeça do Sócrates, existe um universo paralelo ao nosso com galáxias, estrelas e sistemas solares. Só não se sabe se haverá habitantes de possíveis planetas semelhantes à Terra que poderão existir nesta imensidão que é o interior da cabeça do Sócrates. Contudo, esta teoria não prevê o que acontecerá caso exista num destes planetas um outro ser de características similares ao indivíduo Sócrates. Irá a sua cabeça expandir eternamente, levando à destruição do Sócrates do universo exterior?

Teoria Deixem Jogar o Mantorras
Os defensores desta teoria argumentam que, dada a impossibilidade de jogar no Benfica, o Mantorras se transferiu para a cabeça do Sócrates, tendo lá estabelecido a sua base de treinos. Aos poucos, foi convidando a família e amigos angolanos, resultando no aumento da cabeça do Sócrates. O apelo efectuado na TV por Luis Filipe Vieira a pedir "deixem jogar o Mantorras" teria sido encomendado por Sócrates, bastante incomodado pelas festas constantes no interior da sua cabeça.

Ao longo dos tempos, muitas perguntas foram elaboradas sobre o tema. Juntamos aqui apenas algumas das colocadas com maior insistência, as quais foram submetidas à analise de grandes cientistas internacionais.

P: Como é possível carregar sobre um pequeno pescoço uma cabeça tão grande?
R: Suspeitamos que dentro desta colossal cabeça exista um misterioso anulador gravitacional que faz com que ela flutue sobre o pescoço. A impressão de que a cabeça é sustentada pelo pescoço é apenas uma ilusão de óptica.

P: Caso a Teoria do Universo Interno esteja correta, existiriam habitantes nesse universo?
R: Suspeitamos que não, mas se realmente houver seres vivos dentro da cabeça do Sócrates, eles estão condenados a viver do lado de dentro para todo o sempre, pois serão minúsculos, sendo-lhes impossível atravessar o crânio do Sócrates. Esta hipótese poderá ser contrariada caso se verifique haver nesse universo um ser semelhante ao Sócrates. Nesse caso, todas as possibilidades serão válidas.
Nota: Segundo estudos científicos recentes, o crânio do Sócrates deve ter entre 40 a 65 milímetros de espessura.

P: A Cabeça do Sócrates é um artefacto indígena?
R: Tudo indica que não. Testes de carbono 14 feitos na Covilhã para verificar a idade desta colossal aberração comprovaram que ela é bem mais antiga do que se imagina, Talvez o próprio Big Bang, a explosão que originou o universo, tenha sido uma consequência da criação deste corpo gigante.

P: O que acontecerá quando a Cabeça do Sócrates chegar ao seu tamanho máximo?
R: Existem várias hipóteses. Talvez ela diminua de tamanho (Teoria da Expansão e Retracção) ou então, talvez ela faça com que todo o universo deixe simplesmente de existir.

Um comentário:

  1. Nada como a Teoria do Jogo da Cochina, private joke para Pendilhenses (Foral Manuelino concedido em 1514) :)

    ResponderExcluir